Dreams
domingo, 21 julho 2024
spot_imgspot_img

Julgamento de possível cassação de Sergio Moro pelo TRE prossegue

TRE do Paraná retoma julgamento crucial que pode determinar a cassação do mandato do senador Sergio Moro. Até o momento, votos estão empatados.

TRE do Paraná decide futuro político de Sergio Moro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná dá continuidade, nesta segunda-feira (8), ao julgamento que pode culminar na cassação do mandato do senador Sergio Moro, do União-PR, e ex-juiz da Operação Lava Jato. Esta será a terceira sessão dedicada ao caso, com início programado para as 14h.

Votação atualmente empatada

Até o momento, a votação está empatada em 1 a 1. Os desembargadores Luciano Carrasco Falavinha Souza e José Rodrigo Sade apresentaram votos divergentes nas primeiras sessões, configurando o cenário atual de incerteza quanto ao desfecho do julgamento.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Possíveis consequências de uma cassação

Caso Sergio Moro seja cassado pelo TRE, ele não será imediatamente afastado do cargo, já que sua defesa tem a opção de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a cassação for confirmada pelo TSE, serão convocadas novas eleições no Paraná para substituir o senador, que também poderá enfrentar inelegibilidade por oito anos.

Acusações contra Moro

O julgamento se debruça sobre alegações de abuso de poder econômico relacionadas a gastos irregulares no período de pré-campanha para as eleições de 2022, levantadas pelo PT, PL e Ministério Público Eleitoral (MPE). As acusações focam nos investimentos financeiros realizados por Moro antes de sua candidatura ao Senado pelo União, após deixar o partido Podemos, onde chegou a realizar atos de pré-candidatura à Presidência da República.

Argumentos da defesa

No início do julgamento, a defesa de Moro argumentou pela manutenção de seu mandato, negando as irregularidades apontadas. O advogado Gustavo Guedes defendeu que Moro não foi eleito devido a uma suposta pré-campanha “mais robusta” e criticou os valores apresentados pela acusação como “inflados”.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares