sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Civil deflagra Operação Anátema contra grupo de tráfico e lavagem de dinheiro na Bahia

Operação Anátema mira organização criminosa que usava empresas de fachada para lavar dinheiro do tráfico; mandados são cumpridos em quatro estados.

Operação Anátema combate lavagem de dinheiro e tráfico de drogas na Bahia

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (24), a Operação Anátema, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).

Esquema de lavagem de dinheiro

As investigações, iniciadas em 2023, identificaram um esquema estruturado de movimentação financeira ilícita. O grupo utilizava empresas de fachada e contas em nome de terceiros para ocultar recursos provenientes do tráfico de entorpecentes. De acordo com a polícia, a quadrilha possui conexões interestaduais e até internacionais, o que reforça a complexidade da operação.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Mandados cumpridos em quatro estados

Mais de 170 policiais civis participam da ação, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Durante as diligências, já foram apreendidas armas e quantias em dinheiro. O objetivo, segundo a Polícia Civil, é desarticular completamente a organização criminosa.

Força-tarefa integrada

A Operação Anátema conta com a participação de diversos departamentos especializados da Polícia Civil, incluindo Deic, Denarc, Draco, Dip, Depom, Depin, Polinter e COPJ. Também integram a ação a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A operação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares