Principais operadores de fraude bancária detidos na Bahia
Operação Mão Fantasma desarticula esquema de R$ 90 milhões em fraudes
Nesta quarta-feira, em Feira de Santana, Bahia, um homem foi preso acusado de ser um dos principais operadores de um esquema que movimentou aproximadamente R$ 90 milhões em fraudes bancárias em todo o país. A prisão foi efetuada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do investigado.
Detalhes da operação e alcance nacional
A ação faz parte da “Operação Mão Fantasma”, iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina, com extensão em sete estados brasileiros. O foco está em desmantelar três organizações criminosas envolvidas em uma rede nacional de fraudes bancárias, especializadas em golpes do tipo “mão fantasma/acesso remoto” e “falsa central de atendimento”.
Métodos utilizados pelos criminosos
De acordo com o MP-BA, as investigações começaram no final de 2022, seguindo múltiplos boletins de ocorrência sobre subtrações de valores de contas bancárias. Os criminosos utilizavam aplicativos de gerenciamento remoto para controlar os dispositivos móveis das vítimas e executar transferências ilícitas de valores. Este método permitia aos fraudadores acesso direto às contas bancárias sem que as vítimas percebessem.