MP-BA apura denúncias de racismo contra Davi Brito do BBB 24
Início da investigação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu início a um procedimento para investigar denúncias de práticas racistas nas redes sociais contra Davi Brito, concorrente do Big Brother Brasil 24. A promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz anunciou que a representação, feita pelo representante da vítima, foi protocolada no MP na segunda-feira (11).
Busca pelos responsáveis
A ação inclui a notificação das empresas responsáveis pelas plataformas online onde as ofensas teriam sido publicadas, solicitando informações para identificar os usuários envolvidos nas alegações de racismo.
“As pessoas têm ficado muito à vontade para manifestar ódio nas redes sociais, seja racial, de gênero, de orientação sexual, acreditando que estão na clandestinidade, que não serão descobertas. Mas nós temos instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria deste tipo de mensagem”, afirmou a promotora.
Orientações para denúncia
A promotora enfatiza a importância de denunciar essas práticas, orientando a captura de tela (“printar”) e o registro do endereço (URL) dos perfis que publicam conteúdo ofensivo. O MP-BA disponibiliza o Disque 127, o site de atendimento ao cidadão e o e-mail caodh@mpba.mp.br para o recebimento de denúncias.