Dreams
domingo, 21 julho 2024
spot_imgspot_img

Ex-comandante da Aeronáutica revela ameaça de prisão a Bolsonaro por ex-chefe do Exército

Carlos Almeida Baptista Júnior afirma que Freire Gomes prometeu deter Bolsonaro caso tentasse um golpe de Estado.

Ameaça de prisão a Bolsonaro por tentativa de golpe, revela ex-comandante da Aeronáutica

Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, em depoimento à Polícia Federal, afirmou que o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, comunicou sua intenção de prender o então presidente Jair Bolsonaro (PL) caso este tentasse implementar um golpe de Estado. O relato foi feito dentro do contexto do inquérito das milícias digitais, que investiga a conspiração para um golpe após as eleições de 2022.

“Depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro, aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previsto na Constituição (GLO ou estado de defesa ou estado de sítio), o então comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou que caso tentasse tal ato teria que prender o presidente da República”, declarou Baptista Júnior.

Posicionamento dos comandantes militares

No relato, Baptista Júnior descreveu como ele e Freire Gomes se opuseram à ideia de um golpe, enquanto Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, disponibilizou as tropas para discutir as propostas apresentadas por Bolsonaro.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Além de ressaltar a tentativa de Freire Gomes em persuadir Bolsonaro a desistir das teses jurídicas que poderiam levar a uma ruptura institucional, Baptista Júnior enfatizou sua própria recusa em apoiar qualquer ato que comprometesse a estabilidade democrática do país.

“Em outra reunião dos comandantes das Forças com o então Presidente da República, o depoente deixou evidente a Jair Bolsonaro que não haveria qualquer hipótese do então presidente permanecer no poder após o término do seu mandato. Que deixou claro ao então presidente Jair Bolsonaro que não aceitaria qualquer tentativa de ruptura institucional para mantê-lo no poder”, disse ele.

Investigação e consequências

As declarações de Baptista Júnior corroboram as de Freire Gomes, que também prestou depoimento à PF, indicando a resistência dos comandantes militares aos planos de golpe discutidos por Bolsonaro e seu círculo próximo.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares