domingo, 8 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Vila da Cachaça eleva economia local na Fenagro com exposição de cachaças baianas

Descubra a rica diversidade de cachaças baianas na Vila da Cachaça da Fenagro e experimente a autêntica cultura cachaceira da Bahia.

A Vila da Cachaça impulsiona a economia local na Fenagro

A Vila da Cachaça é um dos destaques da 33ª edição da Fenagro, a maior feira de agropecuária do Norte/Nordeste e a quinta maior do Brasil. Este segmento, dedicado à celebração das cachaças baianas, demonstra o robusto potencial das aguardentes produzidas na região, com a edição ocorrendo entre 29 de novembro e 8 de dezembro no Parque de Exposições em Salvador.

Impacto econômico da produção de cachaça

Em 2023, a produção de cachaça do Nordeste foi significativa, totalizando 33.197.144,03 litros, com a Bahia destacando-se em densidade cachaceira — uma cachaçaria para cada 543.909 habitantes, conforme o Anuário da Cachaça 2024 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Exposição e vendas na Vila da Cachaça

A Vila da Cachaça na Fenagro apresenta 14 empreendimentos locais de cachaça. Um dos destaques é a Rota da Cachaça da Chapada, uma iniciativa que expõe e comercializa produtos derivados da cana-de-açúcar provenientes da região da Chapada Diamantina, enriquecendo a experiência dos visitantes e promovendo as especialidades regionais.

Participantes da rota da Cachaça

Entre os participantes estão produtores renomados das regiões de Paramirim, Poço da Pedra, Cachoeira do Maração, Matriarca, Limoeiro, e outros, trazendo uma variedade que inclui marcas como Abaíra, Serra das Almas, Caraguataí, Chapada, Cambuí e Chapadinha. Esta diversidade proporciona uma visão ampla do cenário cachaceiro baiano.

Expectativas para a Fenagro

Paulo Guedes, coordenador técnico da Fenagro e criador da Vila da Cachaça em 2017, compartilhou suas expectativas para esta edição. “Após um hiato de quatro anos sem a Fenagro, há um grande entusiasmo entre os produtores, que estão ansiosos para se reconectar com o público e impulsionar suas vendas, contribuindo significativamente para a economia local”, disse ele.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares