Empresas assinam contratos para o VLT de Salvador
O governo da Bahia, sob a liderança de Jerônimo Rodrigues (PT), alcançou um marco importante na implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador. Todos os consórcios vencedores da licitação assinaram contratos para iniciar as obras deste projeto transformador para o transporte na capital baiana.
Detalhes dos contratos e consórcios
Os contratos foram assinados com três consórcios distintos responsáveis por diferentes lotes do projeto:
Consórcio Expresso Mobilidade Salvador: abrange o trecho da Calçada até a Ilha de São João.
Consórcio Cetenco/Agis/Consbem: responsável pelo segmento de Paripe até Águas Claras.
Consórcio Mota-Engil/OHLA/Meir: encarregado do trecho de Águas Claras até Piatã.
Os contratos para o primeiro trecho têm duração prevista de 40 meses, com conclusão em outubro de 2027. Os demais trechos possuem um prazo de execução de 50 meses, com finalização em agosto de 2028.
Investimento e extensão do projeto
O investimento total para a execução dos três trechos do VLT é estimado em cerca de R$ 3,3 bilhões, o que representa uma economia de R$ 300 milhões em relação ao valor inicialmente previsto. O detalhamento dos custos é o seguinte:
Primeiro lote: R$ 1,4 bilhão para 16,663 km.
Segundo lote: Quase R$ 1,1 bilhão para 7,5 km.
Terceiro lote: R$ 791 milhões para 10,52 km.
Impacto e expectativas
As obras do VLT estão programadas para começar em julho deste ano. Este projeto é visto como uma dívida do governo do estado com a região, especialmente após o cancelamento do contrato com o Consórcio Skyrail para a construção do antigo monotrilho do Subúrbio Ferroviário. A implementação do VLT é uma das prioridades da atual gestão e promete transformar o transporte público de Salvador, oferecendo uma opção rápida, eficiente e moderna aos seus cidadãos.