sábado, 8 novembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PF deflagra operação em condomínios de luxo de Salvador contra desvio de verbas da educação

PF faz operação em condomínios de luxo de Salvador contra desvio de verbas da educação; “gêmeos dos livros” estão entre os alvos.

Ações miram empresários conhecidos como “gêmeos dos livros”, suspeitos de envolvimento em esquema milionário com prefeituras.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação em endereços de alto padrão de Salvador, tendo como alvos empresários ligados ao ramo de comercialização de livros didáticos. As ações ocorreram em três locais: o Horto Villaggio Panamby, no Horto Florestal; a Mansão Phileto Sobrinho, no Corredor da Vitória; e o Jardim Apipema.

Os alvos da PF seriam Ticiano Degasperi, Bruno Degasperi e Neto Degasperi, conhecidos no estado como os “gêmeos dos livros”, pela ampla atuação junto a prefeituras em contratos de venda de material escolar.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal em São Paulo, onde tramita o inquérito que apura supostos desvios de recursos públicos destinados à educação. O foco da investigação é a comercialização de livros didáticos em contratos firmados com prefeituras de diferentes estados.

De acordo com a PF, o caso tem ligação com apurações anteriores envolvendo o pai dos investigados, Wilson José da Silva Filho, que em 2018 foi alvo da Operação Prato Feito, voltada a desarticular grupos suspeitos de fraudar verbas da União repassadas a municípios paulistas. Wilson é apontado como dono e sócio de diversas empresas do setor editorial, como Editora Melhoramentos Ltda., BWN Comércio de Livros e Serviços, Editora Casa de Letras e W H Comércio de Confecções.

Na ocasião, as investigações da PF indicaram a existência de um esquema de desvio de verbas federais por meio de contratos irregulares firmados com empresas fornecedoras de livros e outros materiais escolares. A nova operação seria um desdobramento dessas apurações, agora focando nos filhos e na possível continuidade das atividades ilícitas.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou o nome oficial da operação nem detalhou o valor total dos contratos sob suspeita. O material apreendido deve passar por perícia, e os investigados podem responder por crimes como fraude em licitação, peculato e lavagem de dinheiro.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares