Operação Hórus intensifica policiamento em Salvador
A Operação Hórus, lançada nesta terça-feira, 22, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), tem como principal objetivo reduzir os crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídios, e aumentar a segurança nas ruas de Salvador. A ação conta com o reforço de 120 policiais e aproximadamente 40 viaturas.
Reforço das forças especiais
Policiais de unidades especializadas, como as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) — conhecidas como ‘Caatinga’ —, Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs/Rondesp), Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (Bpatamo) e Polícia de Choque, foram deslocados do interior da Bahia para reforçar o efetivo da capital baiana.
Operação por tempo indeterminado
O reforço policial atuará em esquema de escala, sem prazo para término, com foco na repressão qualificada contra facções criminosas que disputam o controle dos bairros de Salvador. Os agentes atuarão em áreas estratégicas, realizando incursões, pontos de bloqueio e outras ações direcionadas pela inteligência da polícia.
Aumento da segurança pública
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho, o principal objetivo é trazer mais tranquilidade à população, com um aumento significativo da presença policial nas ruas.
Integração das forças de segurança
O secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, reforçou a importância da integração entre as forças de segurança estaduais e federais. “Estamos prontos para enfrentar e combater o crime, como já temos feito”, declarou Werner, destacando o trabalho conjunto para garantir a ordem pública e segurança da população.