Jerônimo Rodrigues critica bolsonaristas e chama apoiadores de “traidores da pátria”
Jerônimo Rodrigues chama bolsonaristas de “traidores da pátria” após uso da bandeira dos EUA no 7 de Setembro.
Críticas após manifestações no 7 de Setembro
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou nesta segunda-feira (08) os manifestantes que participaram dos atos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o 7 de Setembro. Em entrevista ao BNews, o petista classificou os apoiadores como “traidores da pátria” após a abertura de uma bandeira dos Estados Unidos durante a celebração da Independência do Brasil.
Declarações do governador
“Olha, eu fico muito triste, porque a expectativa nossa é que a gente faça uma defesa do nosso país, da nossa pátria. Ninguém pode mexer numa pátria e os patriotas ficarem tranquilos em não ver mais bandeiras brasileiras em um movimento ou em outro. Eu fiquei muito triste, realmente”, disse Jerônimo.
O governador reforçou sua indignação com a cena:
“Por isso, nós estamos dizendo que esses são os traidores da pátria, porque quem ama sua pátria tem que, no seu momento, fazer a defesa do que é nosso. A disputa sempre será dos patriotas, a defesa da nossa pátria. E eu fiquei muito desencantado com isso. Fico triste, lamento que a gente possa ver em um dia da pátria, da independência do Brasil que a gente celebra. Era como se, naquele tempo, o Brasil dependente de Portugal e a gente saindo da independência e levantando a bandeira de Portugal.”
Contexto político
As manifestações de 7 de Setembro reuniram apoiadores de Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, e tiveram como um dos momentos mais comentados a exibição da bandeira norte-americana em meio às comemorações da independência brasileira.
A declaração de Jerônimo segue a mesma linha de críticas feitas por Rui Costa, ministro da Casa Civil e correligionário do PT, que também se manifestou contra o ato considerado simbólico e político.
