“Fortalecimento do governo”, diz Jerônimo sobre reforma
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou nesta quinta-feira (7) que planeja realizar mudanças no secretariado nas próximas semanas. A declaração foi feita durante um evento de entrega de ambulâncias e de autorização para a construção e ampliação de escolas indígenas em tempo integral. Segundo Jerônimo, as alterações visam fortalecer a gestão estadual, sem o objetivo de agradar aliados políticos.
Estratégia de renovação
De acordo com o governador, a reforma no secretariado tem o propósito de renovar o “gás” da administração para os próximos dois anos de mandato. “Às vezes, não troca de partido, não troca de alinhamento político, troca de nomes. Minha intenção é de reformar a partir de um fortalecimento do governo da gente”, afirmou.
Posicionamento sobre aliados
Jerônimo deixou claro que as mudanças não serão feitas com a intenção de contemplar partidos políticos ou agradar aliados. “Não tem nada de especulação que seja para contemplar um partido. A regra não é essa. A regra é que a gente possa estabelecer um afunilamento. Tenho dialogado com os presidentes dos partidos”, esclareceu.
Apoio de prefeitos pós-eleições
Após o fim das eleições municipais, Jerônimo observou que alguns prefeitos, que anteriormente não estavam alinhados ao seu governo, já demonstram interesse em construir uma relação de diálogo. O governador mencionou o caso de prefeitos que buscam apoio e uma aproximação, mesmo que não tenham participado de sua campanha.
“Tem partidos que ou filiaram ou têm prefeitos ou prefeitas, que a gente não colocou agora porque nós tínhamos um outro que me carregou, que carregou o nosso time. Mas o partido chega e diz: ‘Olhe, não votou no senhor, o senhor não foi lá fazer campanha, mas quer dialogar’”, pontuou o governador.
Movimentações nos partidos
Jerônimo também destacou a movimentação natural entre os partidos, como a do deputado Eures Ribeiro (PSD), recentemente eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa. Para o governador, essas mudanças de posição são naturais e reforçam a dinâmica política em prol do fortalecimento da gestão estadual.