sexta-feira, 5 dezembro 2025
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Ferrovia Salvador–Feira de Santana pode gerar impacto de R$ 90 bilhões e reduzir trajeto para 35 minutos

Obra bilionária: nova ferrovia Salvador–Feira terá 10 estações, trens a 160 km/h e pode beneficiar 6 milhões de pessoas.

Ferrovia Salvador–Feira de Santana pode gerar impacto de R$ 90 bilhões e reduzir trajeto para 35 minutos

Ferrovia Salvador–Feira avança com previsão de impactar R$ 90 bi na economia e reduzir o trajeto para 35 minutos. Projeto terá 10 estações e 98 km de trilhos.

Ministério dos Transportes confirma avanço do projeto; obra será uma das maiores de mobilidade da Bahia

O projeto da ferrovia Salvador–Feira de Santana avança em ritmo acelerado. Segundo o Ministério dos Transportes, os estudos de viabilidade estão em fase final de ajustes e devem ser concluídos em breve. A construção promete transformar a mobilidade entre as duas cidades mais populosas da Bahia e impactar diretamente uma população estimada em 6 milhões de habitantes.

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Progresso da iniciativa

No fim de maio, a empresa TIC Bahia Ltda. formalizou o pedido de outorga ferroviária junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em junho, o projeto foi apresentado ao ministro Renan Filho, ao governo da Bahia e ao Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI). Agora, após a finalização dos estudos, o projeto será analisado pela ANTT e submetido a uma audiência pública.

Cronograma oficial

  • 29 de maio: Publicação do pedido de outorga no Diário Oficial da União
  • 12 de junho: Apresentação ao ministro dos Transportes
  • 27 de junho: Exibição a membros do governo da Bahia

Características técnicas da ferrovia

Com 98 km de extensão, a ferrovia terá bitola larga (1.600 mm), eletrificação em 25 kV e sistema ETCS Nível 2, permitindo velocidade de até 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas. A viagem entre Salvador e Feira passará de 1h11 para apenas 35 minutos.

Serão construídas 10 paradas: oito estações de passageiros e dois pátios para carga. A primeira estação será em Águas Claras, Salvador, com integração ao metrô, ao VLT em construção e à nova rodoviária. As demais estações atenderão Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, chegando até Feira de Santana nas paradas Noide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno.

Impacto econômico e social

Segundo estimativas da TIC Bahia, a ferrovia Salvador–Feira pode gerar um impacto de até R$ 90 bilhões:

  • R$ 73 bilhões na capital e entorno, com foco no porto e setor de serviços;
  • R$ 17,2 bilhões na Região Metropolitana de Feira, que possui mais de 300 indústrias.

A expectativa é de 23 milhões de embarques por ano, com uma receita estimada de R$ 1,115 bilhão anuais: R$ 1,035 bilhão com passageiros (ticket médio de R$ 45) e R$ 80 milhões com transporte de carga.

Parte de um plano nacional de ferrovias intercidades

A ferrovia Salvador–Feira faz parte do novo plano do Ministério dos Transportes para fomentar a locomoção por trilhos entre grandes cidades, com financiamento do novo PAC. Outras rotas estudadas incluem:

  • Brasília–Luziânia (GO)
  • Londrina–Maringá (PR)
  • Pelotas–Rio Grande (RS)
  • Fortaleza–Sobral (CE)
  • São Luís–Itapecuru Mirim (MA)

O ministro Renan Filho afirmou que os trechos ainda estão sendo definidos com base nos estudos de viabilidade. Já estão previstos recursos para a Bahia em outras obras de mobilidade, como o VLT de Salvador e a ampliação do metrô até o Campo Grande.

Com a aprovação final, o projeto poderá representar uma nova era para a mobilidade e a logística na Bahia.

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Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
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