Finalização iminente na compra dos trens para o VLT de Salvador
Após intensas negociações, a compra dos trens para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador pode ser finalizada nesta quarta-feira, 19. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), planeja ir a Brasília para uma reunião decisiva no Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de concluir o acordo com o governo do Mato Grosso.
Detalhes da negociação em Brasília
Governador Jerônimo revelou que participará de uma reunião crucial com representantes mato-grossenses e o presidente do TCU, Bruno Dantas, em Brasília. O encontro tem como pauta finalizar o acordo para a transferência dos trens de VLT, inicialmente adquiridos pelo Mato Grosso para o projeto não concretizado do VLT Cuiabá-Várzea Grande durante a Copa do Mundo de 2014.
Impacto financeiro e benefícios da aquisição
A aquisição dos 40 trens de VLT, que incluem 280 vagões, está estimada em até R$ 750 milhões. Esta compra representaria uma economia significativa para o governo baiano, que poderia chegar a R$ 500 milhões em comparação ao custo de trens novos. Esta economia surge como um aspecto crucial, especialmente considerando o alto valor de investimento necessário para novos equipamentos.
Projeção e expectativas para o VLT de Salvador
O projeto do VLT de Salvador, já autorizado para início das obras na última sexta-feira, prevê a instalação de 36,4 km de trilhos, incluindo uma estação principal e outras 34 paradas. A previsão é que o novo modal esteja operacional até agosto de 2028, prometendo melhorar significativamente o transporte público na capital baiana.