Bahia reforça operação de Carnaval 2025 com aeronaves e drones
O secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, anunciou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, o reforço de duas aeronaves que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros durante o Carnaval 2025. O evento, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também apresentou drones e equipamentos que serão empregados pelos Grupamentos Aéreo e Marítimo. A operação visa reduzir o tempo de resposta em situações que exigem atendimento rápido e salvamento.
Maior operação de Carnaval
Marcelo Werner destacou que a operação deste ano será a maior de todos os tempos. “Chegamos no Carnaval com a maior operação de todos os tempos. Além dos helicópteros, temos novos equipamentos entregues nos últimos anos. Reforçamos a operação com profissionais cada vez mais capacitados para proteger e estar à disposição da população baiana. É mais um reforço do Governo do Estado para fazer o maior e melhor Carnaval de todos os tempos”, afirmou.
Reforço nas aeronaves
Uma das aeronaves ficará em Salvador, enquanto a outra será destinada ao interior do estado, com o objetivo de agilizar o atendimento em emergências. As atividades de socorro aéreo começaram no ano passado, e a chegada de mais um helicóptero em 2025 ampliará a atuação das forças de segurança.
Preparação do Corpo de Bombeiros
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini, ressaltou a importância das aeronaves para agilizar o atendimento à população. “Nossas equipes estão prontas para atuar em todos os pontos do circuito e fora dele de forma rápida, respondendo às necessidades da sociedade”, afirmou.
O tenente coronel Luciano Alves, responsável por pilotar um dos helicópteros, destacou a honra de participar da operação. “Para mim, é uma honra e um privilégio exercer essa atividade. Este ano, teremos um desempenho ainda melhor, monitorando e garantindo a segurança dos foliões”, disse.
Exposição de equipamentos
O evento também contou com a exposição de drones e outros equipamentos que serão utilizados durante o Carnaval. A tecnologia será fundamental para monitorar os circuitos e garantir a segurança dos participantes.