Detalhes da implementação do VLT em Salvador são discutidos na Alba
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sediará uma audiência pública nesta quarta-feira, 17 de julho, para discutir a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. O encontro, marcado para as 14h no Auditório Jornalista Jorge Calmon, contará com a presença dos secretários estaduais Afonso Florence, da Casa Civil, e Jusmari Oliveira, do Desenvolvimento Urbano, que são figuras chave no avanço deste projeto de mobilidade urbana.
Iniciativa de transparência e engajamento público
Proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), a audiência visa oferecer uma plataforma para transparência e discussão pública sobre as várias fases de execução do VLT. “Este encontro servirá para detalhar as etapas, o cronograma e os investimentos previstos para o VLT, enfatizando a sua importância para a melhoria da mobilidade na capital baiana”, explicou o deputado.
Expansão e benefícios do novo modal
Almeida também destacou o impacto expansivo do projeto, que vai além do Subúrbio e alcança áreas como Águas Claras até a Orla Atlântica, no bairro de Piatã. “Junto ao já estabelecido metrô, o VLT promete transformar o sistema de transporte público de Salvador, trazendo maior eficiência e conectividade para a cidade”, acrescentou.
Financiamento e planejamento estratégico
Recentemente, o governo estadual enviou um projeto de lei à Alba para assegurar o financiamento necessário para a aquisição de 40 trens de VLT adquiridos junto ao estado do Mato Grosso, com um investimento previsto de R$ 820 milhões, divididos em quatro parcelas anuais.