UFBA alcança conceito máximo em avaliação do MEC
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebra um marco histórico em sua trajetória de excelência acadêmica ao atingir pela primeira vez o conceito máximo (faixa 5) no Indicador Geral de Cursos (IGC Contínuo), a principal ferramenta de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Trilha de excelência da UFBA
Este reconhecimento é o resultado de um consistente esforço de melhoria contínua, que pode ser observado na evolução das notas da UFBA ao longo da última década nas avaliações do IGC Contínuo. A ascensão para a faixa máxima reflete o compromisso da instituição com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
Desempenho notável na avaliação
A nota 4,0593 obtida pela UFBA no IGC Contínuo coloca a universidade num patamar de destaque nacional, integrando-a ao grupo de 12 instituições que alcançaram a faixa 5 pela primeira vez. Este grupo inclui uma diversidade de instituições, com predominância de universidades públicas federais, o que reforça o papel central das federais na oferta de educação superior de qualidade no país.
Contribuição das federais para o IGC
Dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) evidenciam que 72% das universidades que atingiram o conceito máximo no IGC são federais, sublinhando a excelência das instituições públicas no cenário educacional brasileiro.
Metodologia de avaliação
O IGC é um indicador que sintetiza a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição de ensino superior, levando em consideração aspectos como a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes, a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino e a média obtida pelos cursos de graduação no último triênio.
A conquista da UFBA no IGC é um testemunho do seu comprometimento com a excelência acadêmica e um incentivo para que a instituição continue a desenvolver e aprimorar suas práticas educacionais, em benefício de toda a comunidade acadêmica e da sociedade em geral.