Expectativa nos shoppings para a Black Friday: vendas e geração de empregos temporários
Com a chegada da Black Friday no dia 29 de novembro, vendedores e lojistas de Salvador estão esperançosos em alavancar as vendas durante o evento promocional. O vendedor Amilton Anunciação, de 62 anos, compartilha que “a expectativa é muito grande, estamos apostando que o movimento aumente nas lojas.”
Movimento crescente nos shoppings brasileiros
De acordo com o relatório da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apesar de uma leve queda na visitação de lojas físicas em setembro de 2023, houve crescimento de 10% nos shoppings da região Nordeste. Esse avanço reflete um aumento do ticket médio, com um crescimento de 23% nas compras em shoppings, contrastando com o aumento de 6% em lojas de rua.
Aumento de renda impulsiona consumo
Segundo o economista Armando Avena, a redução no desemprego e o controle da inflação colaboraram para o crescimento das vendas no varejo. A Bahia registrou uma queda de 2,9% na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2024, segundo dados do IBGE. Avena destaca que “programas de distribuição de renda e a estabilização econômica ajudaram o consumo em diversas faixas de renda, embora alguns setores tenham sofrido mais.”
Expectativas de recuperação e planejamento para a Black Friday
A vendedora Kelliane Freitas, que trabalha em uma loja de cama, mesa e banho, ressalta a importância da Black Friday para alcançar as metas e compensar as quedas recentes nas vendas. Ela comenta que “o mês de novembro traz uma expectativa de crescimento nas vendas, com os clientes antecipando suas compras de fim de ano.”
Concorrência com o e-commerce e adaptação dos lojistas
Com o aumento das compras online, lojistas têm adotado estratégias para atrair clientes às lojas físicas. Segundo Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia, “o e-commerce oferece conveniência, mas as lojas físicas devem estimular compras por impulso e oferecer promoções exclusivas.” O economista Avena ressalta que, para competir, o varejo físico pode adotar ferramentas digitais e aproximar seus preços dos valores oferecidos online.
Previsão de empregos temporários
A Abrasce prevê a geração de até 6.000 vagas temporárias na Bahia para o último trimestre de 2024, considerando a Black Friday e o Natal como períodos de alta demanda. Esse aumento de força de trabalho deve ocorrer a partir do início de novembro, com a expectativa de suprir o atendimento ampliado e aumentar as vendas.