Sebrae inaugura Centro Nacional da Economia do Mar com foco em inteligência artificial
Respondendo ao apelo da Década do Oceano proclamada pela ONU, o Sebrae introduziu o Centro Nacional da Economia do Mar. Este centro inovador tem como missão articular a inteligência artificial na educação empreendedora marítima, visando potencializar a sustentabilidade e a economia do vasto território brasileiro que inclui a Amazônia Azul.
Integração e inovação no setor marítimo
O novo centro do Sebrae visa integrar ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares, trabalhando em conjunto com a comunidade científica, empresarial e o governo. Utilizando dados e aprendizado de máquina, o centro pretende oferecer soluções inovadoras para problemas antigos do setor marítimo.
Desafios e soluções para a economia marítima
O centro enfrentará desafios como a escassez de profissionais qualificados e a necessidade de maior investimento em tecnologia. Com a implantação da inteligência artificial, o Sebrae espera superar essas barreiras, proporcionando um salto qualitativo na capacitação e no desenvolvimento de negócios sustentáveis relacionados ao mar.
Contribuições do Sebrae para a sustentabilidade marítima
Além da educação e inovação, o Centro Nacional da Economia do Mar do Sebrae também se dedica à preservação dos recursos naturais. Trabalhando com diversas entidades, o centro promove a exploração sustentável da biodiversidade marinha, que é vital para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos e tecnológicos.