Queda nos preços do azeite de oliva prevista para 2025
A expectativa para os consumidores de azeite de oliva no Brasil é promissora. Devido ao aumento da produção europeia, prevê-se uma redução significativa nos preços do produto em 2025. A alta nos preços nos últimos tempos levou a medidas extremas em supermercados, como a instalação de lacres antifurto.
Aumento da produção na Europa
A recente melhoria nas condições climáticas na Europa, principalmente nos principais países produtores como Portugal e Espanha, impulsionou a produção de azeitonas. Estes países, que são os principais fornecedores do Brasil, deverão ter um aumento de produção de 29% em relação à safra anterior, conforme dados da União Europeia.
Impacto nos preços
Segundo Leonardo Scandola, diretor comercial da Filippo Berio na América Latina, as cotações do azeite na Espanha já apresentaram uma queda de 20% apenas em novembro. “Esta tendência de baixa nos preços europeus deve refletir-se no Brasil nos próximos meses, especialmente a partir da Páscoa de 2025, quando os preços podem cair mais de 20%”, explica Scandola.
Desaceleração da inflação do azeite
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a desaceleração na inflação do azeite de oliva desde julho deste ano. Após um pico de alta de 50% em junho, a inflação registrou um aumento de 25% no último mês.