O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está promovendo o maior concurso de sua história, com a oferta de 895 vagas no Concurso Público Nacional Unificado. Esse novo modelo de seleção de servidores públicos federais permite a concorrência a cargos efetivos oferecidos por diversos órgãos, tudo por meio de uma única prova. No total, 6.640 vagas de 21 órgãos federais fazem parte desse certame, cujos editais foram lançados em Brasília pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As inscrições para o concurso estarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e a prova está programada para 5 de maio. Os candidatos terão a oportunidade de concorrer a vagas nos oito blocos temáticos disponíveis. O IBGE, presente em sete desses blocos, distribui as vagas conforme as seguintes especialidades:
- Bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias): 133 vagas
- Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação): 122 vagas
- Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas): 29 vagas
- Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos): 4 vagas
- Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação): 32 vagas
- Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública): 275 vagas
Além disso, no Bloco 8 (Nível Intermediário), 300 vagas estão destinadas aos candidatos com nível médio de escolaridade, distribuídas por regiões do Brasil.
Os salários iniciais variam conforme a função, indo de R$ 4.008,24 para cargos de nível médio a R$ 10.233,67 para a função de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas. O concurso não inclui prova de títulos para os cargos no IBGE.
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Portal Gov.br, e os candidatos poderão escolher a região desejada no momento da inscrição. A preferência de lotação será dada ao candidato melhor classificado.
Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE, destaca a importância do concurso para a reposição dos quadros do instituto, afirmando que o Concurso Nacional Unificado identificará futuros servidores alinhados com a administração pública que contribuirão efetivamente para o IBGE do futuro.
O edital completo e outras informações estão disponíveis na página oficial do concurso na internet.