Dreams
terça-feira, 23 julho 2024
spot_imgspot_img

Cientistas revelam 3 segredos para viver até os 100 anos

Pequenas mudanças no estilo de vida podem aumentar suas chances de viver até os 100 anos, segundo um estudo internacional. Descubra quais hábitos saudáveis podem prolongar sua vida.

Cientistas revelam 3 segredos para chegar aos 100 anos

Importância das pequenas mudanças no estilo de vida

Nunca é tarde demais para incorporar hábitos saudáveis que podem aumentar suas chances de chegar aos 100 anos ou mais. Pelo menos é o que garante um estudo internacional. A pesquisa, publicada na JAMA Network Open, destacou que idosos que adotam um estilo de vida saudável, mesmo que seja somente a partir dos 80 anos, têm uma probabilidade significativamente maior de se tornarem centenários. Essas descobertas oferecem uma perspectiva otimista, desafiando a ideia de que alterações no estilo de vida são menos eficazes para os mais velhos.

Segredos para a longevidade

De acordo com os pesquisadores, o segredo está em fazer escolhas simples como evitar o tabagismo, se exercitar regularmente e manter uma dieta equilibrada. Vamos detalhar cada um desses fatores:

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

1. Evitar o tabagismo

O estudo mostrou que nunca fumar aumenta as chances de atingir 100 anos em 25% em comparação com o tabagismo atual. O impacto negativo do tabaco na saúde é bem documentado, e eliminar esse hábito pode ser uma das mudanças mais significativas para prolongar a vida.

2. Praticar exercícios regularmente

O exercício regular aumentou as chances de longevidade em 31% em comparação com aqueles que nunca se exercitaram. Manter-se ativo é essencial para a saúde cardiovascular, a mobilidade e o bem-estar geral.

3. Manter uma dieta equilibrada

Uma dieta diversificada, rica em frutas, vegetais, peixe, feijão e chá, melhorou as probabilidades de longevidade em 23%. A nutrição adequada é fundamental para prevenir doenças crônicas e promover a saúde em todas as fases da vida.

Detalhes do estudo

Para explorar a relação entre estilo de vida e longevidade extrema, os pesquisadores analisaram dados do Inquérito Longitudinal de Longevidade Saudável Chinês, um dos maiores estudos focados em pessoas muito idosas. Eles identificaram 1.454 centenários e os compararam com 3.768 indivíduos com histórico similar, mas que faleceram antes de atingir os 100 anos.

A equipe construiu uma “pontuação de estilo de vida saudável” com base em três fatores principais: status de tabagismo, hábitos de exercício e diversidade alimentar. Os participantes receberam de 0 a 2 pontos para cada fator, totalizando uma pontuação total possível de 0 a 6. Os investigadores compararam então as pontuações do estilo de vida dos centenários com aqueles que não atingiram os 100 anos para ver se hábitos mais saudáveis ​​estavam associados a uma maior longevidade.

Resultados do estudo

Aqueles com as pontuações mais altas em estilo de vida (5-6 pontos) tiveram chances 61% maiores de se tornarem centenários em comparação com aqueles com as pontuações mais baixas (0-2 pontos). Esta associação manteve-se mesmo depois de contabilizados fatores como nível de escolaridade, estado civil e condições de saúde pré-existentes.

Aspectos adicionais

Curiosamente, os investigadores descobriram que o índice de massa corporal e o consumo de álcool não estavam significativamente ligados ao alcance aos 100 anos nesta população. Vale dizer, no entanto, que a pesquisa foi observacional, o que significa que pode mostrar associações, mas não pode provar que as mudanças no estilo de vida causam diretamente o aumento da longevidade.

Considerações finais

Embora o estudo tenha sido grande, todos os participantes eram chineses, pelo que os resultados podem não se aplicar igualmente a outras populações. No entanto, as descobertas reforçam a importância de adotar hábitos saudáveis em qualquer fase da vida para aumentar as chances de viver mais e melhor.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares