Fundação Casa de Jorge lança prêmio para autores inéditos
A Fundação Casa de Jorge Amado acaba de anunciar o lançamento do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos, um concurso voltado para autores que ainda não publicaram obras em formato físico ou digital. O prêmio, realizado com o apoio do Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, estará com inscrições abertas a partir do próximo sábado, 9 de novembro, data que celebra o aniversário da poeta e escritora Myriam Fraga.
Inscrições e elegibilidade
Interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente entre os dias 9 de novembro e 9 de dezembro, acessando o site oficial da Fundação Casa de Jorge Amado. De acordo com Angela Fraga, diretora executiva da Fundação, o objetivo do prêmio é dar visibilidade e oportunidades a autores inéditos. “Poderão participar brasileiros residentes e estrangeiros com residência fixa no país, maiores de 18 anos no ato da inscrição”, explicou.
Parceria e seleção
A premiação conta com o apoio da Academia de Letras da Bahia (ALB) e com a participação do acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues, que atuará como coordenador dos trabalhos de avaliação. Os textos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora especializada, selecionada exclusivamente para esta edição. O mérito literário será o principal critério de avaliação, com autonomia garantida aos jurados na escolha das obras vencedoras.
Detalhes das categorias e premiação
Os autores poderão inscrever obras em uma das duas categorias: ficção ou poesia. Obras de ficção devem ter entre 150 mil e 500 mil caracteres com espaços, enquanto as obras de poesia devem ter de 50 a 150 páginas. Três textos vencedores serão selecionados para publicação com uma tiragem de 1.000 exemplares, produzidos pela editora Casa de Palavras, o braço editorial da Fundação Casa de Jorge Amado.
Além da publicação, os autores receberão R$ 4 mil em direitos autorais e 30% da tiragem de seus livros. Os vencedores poderão ser convidados a participar da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), além de outros eventos culturais promovidos pela Fundação.