“Ainda Estou Aqui” de Walter Salles é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 23, colocando a produção na corrida pela estatueta.
Elenco estrelado e enredo histórico
Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o longa se passa em 1971, em um Brasil marcado pela ditadura militar. O filme é baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva e acompanha a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, uma mãe de cinco filhos que se transforma em ativista após o desaparecimento de seu marido pela Polícia Militar. A obra destaca a crise política e a luta pessoal de Eunice durante o período de repressão.
Concorrência acirrada
“Ainda Estou Aqui” superou outros fortes candidatos para representar o país no Oscar, como “Cidade; Campo” de Juliana Rojas, “Levante” de Lillah Halla, “Motel Destino” de Karim Aïnouz, “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” de Haroldo Borges e “Sem Coração” de Nara Normande e Tião.
Destaque internacional
Com participações especiais de Fernanda Montenegro, o filme já vem conquistando prêmios, como o de melhor roteiro, e ganhando destaque em mostras e festivais internacionais. No entanto, “Ainda Estou Aqui” ainda não tem previsão de estreia no Brasil.