Sucesso internacional: Cineastas baianos conquistam prêmio na República Dominicana
Os talentos do cinema da Bahia, Isaac Donato e Marília Cunha, brilharam no cenário internacional ao receberem o prestigiado Prêmio MiradasDoc durante o evento MiradasAfro, focado no desenvolvimento de longas-metragens. Este importante laboratório aconteceu entre os dias 10 e 29 de junho, na República Dominicana.
O projeto vencedor: “O Passe de Gil”
O projeto “O passe de Gil”, desenvolvido pela dupla baiana, foi destacado por sua excelência, garantindo aos cineastas assessoria especializada em desenvolvimento e internacionalização. As atividades subsequentes ao prêmio serão realizadas em Tenerife, Espanha, em outubro deste ano.
MiradasAfro: Uma plataforma para diálogos decoloniais
Na sua quarta edição, a Incubadora MiradasAfro selecionou oito projetos oriundos de seis países diferentes, incluindo Equador, África do Sul, Cuba, Colômbia, República Dominicana e Brasil. Esses projetos compartilham um tema comum que explora as questões da afro-diáspora através de uma perspectiva decolonial.
Processo de desenvolvimento criativo no MiradasAfro
Durante o evento, Isaac Donato e Marília Cunha, juntamente com outros participantes, engajaram-se em um intensivo programa de tutorias que incluiu o fortalecimento da escrita cinematográfica e consultorias detalhadas sobre produção. Essas sessões abordaram temas essenciais como a revisão do dossiê, orçamento, plano de financiamento, bem como estratégias para alcançar mercados e fundos internacionais.