Investigação de Fraude em Contrato com o SUS
Nesta sexta-feira (2), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação conjunta para investigar uma série de irregularidades em um contrato relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A operação tem como alvo a apuração de fraudes em licitações, desvio de recursos e suposta organização criminosa.
Contrato de R$ 30 Milhões
A investigação teve início após uma denúncia apresentada à CGU sobre supostas irregularidades ocorridas na adesão a uma Ata de Registro de Preços. Essa adesão resultou em um contrato no valor de R$ 30,2 milhões, que seria destinado à prestação de assistência complementar na área de Traumatologia/Ortopedia.
Mandados de Busca e Apreensão
Como parte da operação, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas em diferentes cidades, incluindo Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Santa Bárbara de Goiás (GO).
Irregularidades Detectadas
Durante as investigações, foram identificados indícios de favorecimento da empresa contratada, suspeitas de conluio para apresentação de orçamentos durante a execução do contrato e ausência de definição de metas, o que resultou no pagamento de serviços sem critérios de mensuração claros.
Auditoria Anterior
Cabe destacar que o pregão eletrônico que levou à adesão do contrato já havia sido alvo de auditoria realizada pela CGU no Acre. Essa auditoria encontrou superfaturamento devido ao registro irregular de procedimentos auxiliares, preços pagos acima do normal e falhas no planejamento da contratação.
A operação está em andamento, e mais detalhes serão revelados à medida que a investigação avançar.