Nikolas Ferreira se opõe ao PL da adultização e aponta risco de censura
Nikolas Ferreira afirma que vai se opor ao PL da adultização por considerar que a proposta promove censura nas redes sociais.
Deputado critica proposta em vídeo
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, nesta quarta-feira (20), que será contrário ao Projeto de Lei 2628/2022, conhecido como “PL da Adultização”. A proposta cria regras para o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais. Em vídeos publicados em seus stories no Instagram, o parlamentar criticou o texto e afirmou que a medida representa uma forma de censura.
Argumentos do parlamentar
Segundo Ferreira, o projeto concentra poder no Executivo e em uma autoridade nacional de regulamentação.
“Tem vários mecanismos ali, enfim, de derrubada de conteúdo, que coloca tudo no poder executivo. E a regulamentação somente para uma autoridade nacional, e a gente sabe quem está no poder não está preocupado com crianças e adolescentes”, declarou.
Debate com o relator do PL
O deputado mineiro também contou que conversou com o relator do projeto, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), mas disse que o debate não pôde ser aprofundado devido à votação em regime de urgência.
“Estive de tarde conversando com o relator, buscando deixar o texto bom, que puna a pedófilia e promova o cuidado com crianças e adolescentes, mas o debate que deveria ter tido aqui não foi debatido”, afirmou.
Votação prevista na Câmara
A proposta deve ser votada ainda nesta quarta-feira (20) no plenário da Câmara dos Deputados. O PL gera divergências no Congresso por tratar de limites no acesso digital de menores e por incluir mecanismos de controle sobre conteúdos nas plataformas.
