quinta-feira, 29 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Malafaia acusa Damares de tentar capitalizar politicamente denúncias sobre igrejas na CPMI do INSS

Pastor Silas Malafaia afirma que senadora age como “paladina da moralidade” e nega envolvimento de grandes igrejas no escândalo do INSS.

Malafaia critica atuação de Damares na CPMI do INSS

O pastor Silas Malafaia acusou a senadora Damares Alves de tentar “tirar proveito político” das investigações da CPMI do INSS ao mencionar a existência de “grandes igrejas envolvidas nessa falcatrua”.

A crítica foi feita por meio de um vídeo divulgado nesta quinta-feira (15), no qual Malafaia afirma que a parlamentar estaria se colocando como uma “paladina da moralidade” ao denunciar igrejas e pastores ligados, segundo ela, ao esquema de fraudes contra aposentados.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Pastor nega envolvimento de grandes denominações

Segundo Malafaia, não há grandes igrejas implicadas no escândalo investigado pela CPMI. Ele sustenta que apenas duas igrejas de pequeno porte aparecem nos documentos e que essas instituições teriam sido possivelmente criadas para lavagem de dinheiro.

Ainda de acordo com o pastor, apenas um líder religioso com maior projeção nacional foi citado: André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, denominação na qual Fabiano Campos Zettel, cunhado do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, atua como pastor.

Lista divulgada por Damares

Conforme a relação tornada pública pela senadora, aparecem como alvos de pedidos de transferência ou quebra de sigilo as seguintes instituições religiosas:

  • Adoração Church;

  • Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;

  • Ministério Deus é Fiel Church;

  • Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Entre os líderes religiosos citados nos requerimentos estão, além de Valadão, Fabiano Campos Zettel e André Fernandes, este último com alguma notoriedade no meio evangélico e que até recentemente integrava a Lagoinha.

Consulta ao presidente da comissão

Malafaia afirmou à reportagem que chegou a procurar o presidente da CPMI para esclarecer a situação. Segundo ele, a apuração pode até ajudar a identificar quem “está na lama”, mas não justificaria generalizações.

“Tirando Valadão, só tem pastor de raça miúda e igrejas menores”, disse. Para o pastor, a senadora estaria “fazendo o serviço para a esquerda”, citando que as denúncias partiram de parlamentares do PT e do PSOL, grupos que, segundo ele, “nos odeiam, nos denigrem e querem tentar nos enxovalhar”.

Críticas diretas à senadora

No vídeo, Malafaia questiona declarações de Damares sobre supostos lobbies para frear as investigações.

“Ela diz que tem grandes igrejas, não tem nenhuma. Diz que fizeram lobby para calar ela. Eu desafio, então: dá o nome de quem fez o lobby”, afirmou.

O pastor relatou ainda que perguntou diretamente ao presidente da CPMI, o senador Carlos Viana, se teria sofrido pressão de lideranças religiosas. Segundo Malafaia, a resposta foi negativa: “‘Não, pastor’”.

Reação às declarações de Damares

A divulgação da lista por Damares Alves ocorreu após cobranças públicas de Malafaia para que fossem apresentados nomes e provas concretas. A senadora declarou nesta semana que, embora o cenário lhe cause “profundo desconforto e tristeza”, a comissão enfrenta pressões e lobbies para interromper o avanço das apurações.

Essa afirmação irritou Malafaia, que decidiu reagir publicamente e intensificar as críticas à atuação da senadora dentro da CPMI do INSS.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares