quinta-feira, 11 dezembro 2025
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Florianópolis aprova naming rights e permite que praias recebam nomes de marcas

Nova lei autoriza parceria com empresas para patrocinar praias e espaços públicos, com investimentos obrigatórios em infraestrutura.

Praias de Florianópolis poderão receber nomes de marcas após aprovação de lei de naming rights

Florianópolis pode inaugurar um novo modelo de parcerias público-privadas no Brasil após a aprovação do Projeto de Lei 19.169/2024, que autoriza a venda de naming rights para espaços públicos — incluindo algumas das praias mais famosas da capital catarinense. A votação ocorreu nesta terça-feira (2) na Câmara Municipal, com 15 votos favoráveis e quatro contrários.

A medida permite que empresas associem suas marcas a locais e eventos da cidade, desde que cumpram as regras municipais e realizem investimentos estruturais. A proposta busca atrair recursos privados para manutenção e modernização dos espaços, mas também reacende discussões sobre identidade cultural e preservação histórica.

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O que muda na prática

Com a nova legislação, praias, o Mercado Público, a Passarela do Samba e até eventos como Carnaval e Réveillon poderão ter nomes complementados por marcas patrocinadoras.
Os contratos de naming rights obrigarão as empresas a investir em melhorias e manutenção dos locais adotados.

Licitação definirá regras e contrapartidas

A concessão dos nomes será feita por meio de licitações. Os editais deverão detalhar investimentos mínimos, exigências de preservação e limites para o uso de marca.
A prefeitura reforça que os nomes tradicionais serão mantidos e apenas complementados, evitando substituições completas.

Modelo inspirado no esporte, agora aplicado à cidade

Embora naming rights sejam comuns em arenas e estádios, Florianópolis pretende expandir a prática para pontos turísticos e de grande circulação. O impacto dependerá da adesão das empresas e da reação da população, que ainda debate os efeitos da “comercialização” do patrimônio público.

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Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
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