Caixa Econômica anuncia novas regras de financiamento imobiliário
A Caixa Econômica Federal anunciou que vai diminuir o valor dos financiamentos de imóveis a partir do próximo dia 21 de outubro. As mudanças vão impactar o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a tabela Price, aplicáveis para imóveis novos, usados, lotes urbanos e até mesmo imóveis comerciais.
Novas regras para o financiamento
Dentro do Sistema de Amortização Constante (SAC), o valor máximo financiado será reduzido de 80% para 70%. Já na modalidade da tabela Price, a redução será ainda mais significativa, com o percentual de financiamento caindo de 70% para 50%. As novas regras vão afetar também as modalidades de financiamento pela poupança, IPCA, TR e taxa fixa.
Limite de valor do imóvel
Além disso, a Caixa Econômica limitou o valor máximo de imóveis que poderão ser financiados pelo banco a R$ 1,5 milhão. Essas alterações abrangem imóveis residenciais novos e de ‘segunda mão’, além de financiamentos para compra de lotes e construção.
Impacto no mercado imobiliário
Presidida por Carlos Vieira, a Caixa Econômica Federal é responsável por cerca de 70% dos financiamentos imobiliários no Brasil. Com as novas regras, espera-se um ajuste significativo no mercado, já que muitos compradores dependem do financiamento para adquirir imóveis.