Maurício Kertzman enfatiza a importância da tecnologia nas eleições
Após tomar posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na noite de segunda-feira (8), o desembargador Maurício Kertzman abordou, em conversa com a imprensa, os desafios impostos pela Inteligência Artificial ao pleito eleitoral deste ano.
Debate sobre o papel da tecnologia nas eleições
Kertzman defendeu a necessidade de um debate “mais veemente” sobre a tecnologia nas eleições.
“A tecnologia deu, em primeiro lugar, mais segurança para as eleições. O sistema eleitoral do Brasil, que usa a tecnologia do voto eletrônico, é um dos mais seguros do mundo e exemplo para diversos países. E, ao mesmo tempo, às vezes o abuso da tecnologia, principalmente no que diz respeito às questões relativas à comunicação, elas devem ser coibidas”, afirmou.
Ele salientou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já editou uma resolução visando estabelecer diretrizes e limites para o uso adequado das redes sociais.
Combate ao uso indevido de plataformas digitais
O desembargador também falou sobre a importância do “combate ao mal uso” das plataformas digitais durante o período eleitoral.
“Tudo isso são grandes desafios que devem ser estudados, caso a caso, para combater o abuso e o mal uso das redes sociais”, destacou.
Agradecimentos e pilares de atuação
Em seu discurso de posse, Kertzman iniciou com uma saudação em hebraico a Deus e expressou gratidão a familiares, amigos e sua equipe. Fez uma menção honrosa à presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende, chamando-a de “madrinha”. Ele enfatizou a gratidão, a democracia e a justiça como pilares fundamentais para sua atuação no TRE-BA.