Adoção de serviços digitais pelo mercado B2B brasileiro
O mercado empresarial no Brasil está cada vez mais voltado para a digitalização, com uma média de contratação de 3,3 plataformas de software por empresa. Uma pesquisa realizada pela Liga Pesquisa e pela Quanta, a pedido do Google, destaca que o sistema ERP é o mais requisitado, presente em nove de cada dez empresas.
Serviços mais procurados
Além do ERP, mais da metade das empresas contratam serviços ligados a compras (55%), seguidos por logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios ao trabalhador (24%).
Preferência por soluções prontas
A pesquisa, realizada em outubro de 2023, mostra que 90% do mercado B2B prefere soluções prontas, enquanto apenas 10% opta por desenvolver soluções internas. Esse fenômeno é mais acentuado entre microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de médio e grande porte.
Expansão digital nas PMEs
“Os consumidores se digitalizaram mais, as empresas e as PMEs também. Antes, digitalização era só para grandes empresas, mas isso se democratizou”, disse Fernanda Doria, diretora de negócios para pequenas e médias empresas no Google Brasil. “Isso abriu frente para PMEs e MEIs, ou seja, não é só da porta para fora (e-commerce), mas também processos (contabilidade, marketing, RH), oferta de produtos com ganho de custo, escala e eficiência”, completou.
Volume de contratações
Paulo Leme, executivo de negócios do Google, explicou que nos últimos dois anos, 2,9 milhões de empresas no Brasil contrataram serviços digitalizados, representando 13% do total de empresas do país. O Sudeste lidera com 24% das empresas, seguido pelo Sul (20%), Nordeste (19%), Centro-Oeste (18,5%) e Norte (18,5%).
“As dores dos públicos estão relacionadas à operação do negócio, entender qual produto ajuda a facilitar sua rápida expansão. Quando vamos para médias empresas, a evolução é mais em métricas e capacitação dos funcionários para aumentar a produtividade internamente. Em corporate, o foco é a adoção de novas tecnologias para ter um trabalho mais eficiente – isso inclui ofertar benefícios para reter os funcionários”, explicou Lemos.
Perfil dos contratantes
A maioria dos contratantes são MEIs e PMEs (96%), enquanto grandes e médias empresas representam 4% do total. Cerca de 47% das empresas destinam 20% de suas receitas para contratações de serviços digitais.
Motivações e desafios
94% das empresas buscam facilitar o dia a dia através da contratação de serviços digitais. Entre os desafios para a escolha dos serviços, destacam-se a avaliação da proposta, processos administrativos internos e a definição da melhor solução para atender às necessidades específicas da empresa.