domingo, 24 novembro 2024
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Empresas brasileiras adotam média de 3,3 serviços digitais, revela pesquisa

Pesquisa aponta que o mercado B2B no Brasil investe em uma variedade de serviços digitais, com destaque para o ERP.

Adoção de serviços digitais pelo mercado B2B brasileiro

O mercado empresarial no Brasil está cada vez mais voltado para a digitalização, com uma média de contratação de 3,3 plataformas de software por empresa. Uma pesquisa realizada pela Liga Pesquisa e pela Quanta, a pedido do Google, destaca que o sistema ERP é o mais requisitado, presente em nove de cada dez empresas.

Serviços mais procurados

Além do ERP, mais da metade das empresas contratam serviços ligados a compras (55%), seguidos por logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios ao trabalhador (24%).

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Preferência por soluções prontas

A pesquisa, realizada em outubro de 2023, mostra que 90% do mercado B2B prefere soluções prontas, enquanto apenas 10% opta por desenvolver soluções internas. Esse fenômeno é mais acentuado entre microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de médio e grande porte.

Expansão digital nas PMEs

“Os consumidores se digitalizaram mais, as empresas e as PMEs também. Antes, digitalização era só para grandes empresas, mas isso se democratizou”, disse Fernanda Doria, diretora de negócios para pequenas e médias empresas no Google Brasil. “Isso abriu frente para PMEs e MEIs, ou seja, não é só da porta para fora (e-commerce), mas também processos (contabilidade, marketing, RH), oferta de produtos com ganho de custo, escala e eficiência”, completou.

Volume de contratações

Paulo Leme, executivo de negócios do Google, explicou que nos últimos dois anos, 2,9 milhões de empresas no Brasil contrataram serviços digitalizados, representando 13% do total de empresas do país. O Sudeste lidera com 24% das empresas, seguido pelo Sul (20%), Nordeste (19%), Centro-Oeste (18,5%) e Norte (18,5%).

“As dores dos públicos estão relacionadas à operação do negócio, entender qual produto ajuda a facilitar sua rápida expansão. Quando vamos para médias empresas, a evolução é mais em métricas e capacitação dos funcionários para aumentar a produtividade internamente. Em corporate, o foco é a adoção de novas tecnologias para ter um trabalho mais eficiente – isso inclui ofertar benefícios para reter os funcionários”, explicou Lemos.

Perfil dos contratantes

A maioria dos contratantes são MEIs e PMEs (96%), enquanto grandes e médias empresas representam 4% do total. Cerca de 47% das empresas destinam 20% de suas receitas para contratações de serviços digitais.

Motivações e desafios

94% das empresas buscam facilitar o dia a dia através da contratação de serviços digitais. Entre os desafios para a escolha dos serviços, destacam-se a avaliação da proposta, processos administrativos internos e a definição da melhor solução para atender às necessidades específicas da empresa.

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Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
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