UFBA inaugura primeiro planetário de Salvador
A noite de sexta-feira (22) marcou a inauguração do primeiro planetário de Salvador, um marco importante para a educação e a ciência na capital baiana. Localizado no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o planetário abre suas portas ao público em 2 de abril, prometendo uma jornada fascinante pelo universo.
Entrada gratuita para estudantes de escolas públicas
Em um gesto de inclusão e fomento à educação científica, a entrada no planetário será gratuita para estudantes de escolas públicas. Para os demais visitantes, será necessário adquirir ingresso.
Agendamento das visitas
Os interessados deverão agendar suas visitas por meio da plataforma Sympla ou diretamente no site do planetário. Previstas inicialmente, duas sessões diárias entre 40 e 50 minutos prometem cativar o público com a beleza do céu noturno.
Funcionamento e sessões educativas
Com a operação plena, o planetário reservará sessões semanais gratuitas exclusivas para estudantes de escolas municipais e estaduais, além de sessões dedicadas à comunidade interna da UFBA. As sessões abertas ao grande público contribuirão para a sustentabilidade do espaço.
Telescópios e tecnologia de ponta
Os visitantes terão à disposição telescópios avançados para a observação de fenômenos celestes, como as crateras da Lua e os anéis de Saturno. Além disso, projetores digitais transformam a cúpula de 11 metros em uma imersiva tela de cinema cósmico, exibindo estrelas, planetas e galáxias.
Uma janela para o universo
Equipado com a mais moderna tecnologia de projeção e softwares educativos, o planetário da UFBA não é apenas um local de entretenimento, mas um centro de aprendizado dinâmico e interativo, promovendo o acesso à ciência astronômica para todos os públicos.