Alarmante aumento de mortes por dengue na Bahia
Em 2024, a Bahia enfrenta um grave surto de dengue, com 17 óbitos confirmados até o momento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mais recente falecimento foi registrado na cidade de Campo Formoso, norte do estado, evidenciando a expansão da doença por diversas regiões.
Distribuição das mortes e casos de Chikungunya
As mortes se distribuem por várias cidades, incluindo Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, entre outras. Além da dengue, o estado também registrou dois óbitos por chikungunya, nas cidades de Teixeira de Freitas e Ipiaú, ampliando o espectro de arboviroses que afetam a população baiana.
Alerta de epidemia em 65% dos municípios baianos
Até o último relatório, 272 municípios da Bahia estão classificados em estado de epidemia, o que representa 65% do total. Esse número alarmante inclui a capital, Salvador, destacando a severidade do surto que assola o estado. Além disso, outras 34 cidades estão classificadas como em risco e 7 em estado de alerta.
Significativo aumento de casos de dengue
Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 440,7% no número de casos prováveis de dengue, com 62.478 notificações. Os casos prováveis de chikungunya e zika também foram significativos, com 5.186 e 654 registros, respectivamente, evidenciando uma preocupante situação de saúde pública na região.
Medidas de controle e prevenção
Diante da crescente epidemia, as autoridades de saúde enfatizam a importância de medidas de controle e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças. Ações de conscientização da população, eliminação de criadouros e nebulização são algumas das estratégias adotadas para combater a disseminação das arboviroses.