O vice-prefeito de Itapé, André Jatobá, preso no dia 12 de janeiro por porte ilegal de armas e tráfico de drogas, foi libertado na noite de segunda-feira, após a Justiça revogar a prisão preventiva. A decisão, do juiz Murilo Staut, levou em consideração a colaboração do suspeito com as investigações e seu status de réu primário.
A liberdade provisória foi concedida mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 15 mil. No entanto, Jatobá está sujeito a diversas condições, incluindo medidas protetivas em relação à sua ex-companheira. Ele não pode frequentar bares, sair da cidade sem autorização e deve permanecer em casa a partir das 21h.
André Jatobá já enfrenta processos judiciais desde 2019, quando foi preso em flagrante com armas e drogas, na época, sendo pré-candidato a prefeito de Ipiaú, BA. A recente prisão ocorreu durante a “Operação Revenge”, que buscava cumprir mandados de busca e apreensão relacionados à Lei Maria da Penha.
Durante a operação, um verdadeiro arsenal foi encontrado na residência de Jatobá, incluindo armas de fogo, munições, explosivos e drogas. Entre as apreensões, destacam-se pistolas, munições, ecstasy, MDMA, haxixe, cocaína, maconha e diversos itens relacionados ao tráfico de entorpecentes.
O vice-prefeito foi eleito em 2020 pelo partido Podemos e está agora sujeito às condições impostas pela Justiça, enquanto a investigação continua.