quarta-feira, 28 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mantida ação de improbidade contra ex-prefeito de Amélia Rodrigues por omissão em convênio de R$ 3 milhões

A Justiça decidiu manter o andamento da ação civil de improbidade administrativa movida pelo Município de Amélia Rodrigues contra o ex-prefeito Paulo Falcão.

A Justiça decidiu manter o andamento da ação civil de improbidade administrativa movida pelo Município de Amélia Rodrigues contra o ex-prefeito Paulo Falcão. O processo investiga irregularidades na execução e na prestação de contas de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional para obras de pavimentação asfáltica.

Convênio sem comprovação de gastos

Segundo os autos, o governo federal repassou cerca de R$ 3 milhões, divididos em duas parcelas, ao longo de 2018. No entanto, a ausência de documentação comprobatória sobre a correta aplicação dos recursos levou o Tribunal de Contas da União a julgar as contas do ex-gestor como irregulares.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Município penalizado

Como consequência direta da omissão, Amélia Rodrigues foi incluída no Cadastro Único de Convênios (CAUC). Na prática, isso deixou o município impedido de celebrar novos convênios e receber repasses voluntários da União, travando investimentos em áreas essenciais.

Entendimento da Justiça

A decisão judicial acolheu pedido do Ministério Público Federal para reenquadrar a conduta de Paulo Falcão no artigo 11, inciso VI, da Lei de Improbidade Administrativa, que trata da violação do dever de prestar contas.

Apesar de o ex-prefeito não ter apresentado defesa formal até o momento — situação de revelia —, o Judiciário destacou que a culpa não pode ser presumida automaticamente. Por isso, foi determinada a intimação das partes para produção de provas, com o objetivo de verificar a existência de dolo, ou seja, a intenção consciente de cometer o ato, antes de eventual sentença condenatória.

O processo segue em tramitação.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares