A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) publicou nesta terça-feira (20) o ato de convocação do ex-deputado Luciano Ribeiro (União Brasil) para assumir a cadeira deixada pelo deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), que faleceu no último sábado (17), aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. A posse está prevista para a próxima quinta-feira (22).
Luciano Ribeiro foi prefeito de Caculé por dois mandatos (2005–2008 e 2009–2012) e exerceu mandato como deputado estadual entre 2015 e 2018, período em que chegou a liderar a bancada de oposição. Em 2018, não conseguiu a reeleição, obtendo 42.179 votos. Voltou a disputar uma vaga em 2022, quando somou 63.640 votos, mas permaneceu na suplência.
Desde então, sem mandato, Ribeiro atuava como um dos principais coordenadores políticos da pré-campanha de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, ao lado de Reinaldinho Braga (ex-prefeito de Xique-Xique) e, mais recentemente, do deputado estadual Nelson Leal (PP), que deixou a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para declarar apoio ao ex-prefeito de Salvador.
Na ALBA, Alan Sanches exercia funções estratégicas: era vice-líder da bancada de Oposição e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a convocação de Luciano Ribeiro, a composição da Casa será recomposta, mantendo a representação do União Brasil no Legislativo estadual.
