quinta-feira, 29 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo do DF pede ao STF exame médico para avaliar condições de Bolsonaro ir para Papuda

Secretaria de Administração Penitenciária de Brasília enviou ofício ao ministro Alexandre de Moraes pedindo perícia médica para verificar se o ex-presidente pode ser mantido em presídio do DF.

Governo do DF pede ao STF avaliação médica para saber se Bolsonaro tem condições de ir para Papuda

Solicitação ocorre diante da proximidade do julgamento dos recursos do ex-presidente

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica para verificar se possui condições de saúde adequadas para permanecer nos presídios de Brasília, incluindo o Complexo Penitenciário da Papuda.

O documento, classificado como sigiloso, foi encaminhado na segunda-feira (3), diante da proximidade do julgamento dos recursos dos condenados pela suposta trama golpista.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar


Pedido de exame médico

De acordo com o ofício, o objetivo é confirmar se Bolsonaro pode ser mantido sob custódia com base nas condições clínicas e na estrutura médica e nutricional dos estabelecimentos prisionais da capital.

“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizados nos estabelecimentos prisionais desta capital da República”, afirma o texto.

O pedido foi assinado pelo secretário Wenderson Souza e Teles, responsável pelos presídios do Distrito Federal, e encaminhado diretamente ao gabinete do ministro Moraes.


Histórico de cirurgias e justificativas

No documento, o secretário destacou que Bolsonaro passou por diversas cirurgias abdominais nos últimos anos, o que reforça a necessidade de uma avaliação médica detalhada.

“A solicitação revela-se oportuna, uma vez que, durante o monitoramento presencial do réu, verificou-se que, em algumas oportunidades, foram realizadas avaliações médicas presenciais no próprio local de monitoramento, evitando-se o deslocamento para escoltas emergenciais”, complementa o texto.


Contexto político e jurídico

O pedido ocorre em meio ao avanço dos processos no STF relacionados à tentativa de golpe de Estado e ataques ao sistema eleitoral. O ex-presidente é investigado por suposta participação e incentivo às ações de 8 de janeiro de 2023 e pode ser alvo de medidas cautelares mais severas, a depender do desfecho das análises jurídicas.

Até o momento, a defesa de Bolsonaro não se manifestou publicamente sobre o pedido da Seape. O STF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o encaminhamento do ofício.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares