Documento tratava da suspensão do benefício do Passe Livre no transporte coletivo urbano, em cumprimento a uma decisão judicial
O secretário de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Barradas Carneiro, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (29). O pedido foi apresentado ao prefeito José Ronaldo (União Brasil), que ainda não informou quem será o novo titular da pasta.
Sérgio Carneiro ocupava o cargo desde a gestão do ex-prefeito Colbert Martins e vinha conduzindo projetos na área de transporte e mobilidade urbana no município.
No mês passado, a secretaria foi envolvida em uma polêmica após a publicação, no Diário Oficial do Município, de uma lista com 600 nomes de pessoas com HIV/Aids e outras enfermidades, como anemia falciforme e fibromialgia. O documento tratava da suspensão do benefício do Passe Livre no transporte coletivo urbano, em cumprimento a uma decisão judicial.
A divulgação dos dados gerou forte repercussão, uma vez que a exposição de informações sensíveis fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante o sigilo de informações pessoais relacionadas à saúde e à vida privada.
Em nota enviada ao site Acorda Cidade, Sérgio Carneiro negou que o desligamento tenha relação com o episódio e afirmou que a decisão de deixar o cargo foi motivada por razões pessoais.
“O advogado e administrador Sérgio Barradas Carneiro informa publicamente que o pedido de demissão tornado público hoje foi apresentado ao prefeito José Ronaldo na última sexta-feira (24) e tem caráter estritamente pessoal”, diz o texto.
O documento ainda reforça que a saída “não possui qualquer relação direta com o resultado da comissão de sindicância que analisa os dados publicados no Diário Oficial Eletrônico referentes a pessoas com anemia falciforme, HIV/Aids e fibromialgia”, e que o relatório da apuração ainda não foi divulgado oficialmente pela Prefeitura.
A Comissão de Sindicância instaurada pela gestão municipal segue analisando o caso para identificar responsabilidades e possíveis falhas na divulgação dos dados.
