Operação Anátema combate lavagem de dinheiro e tráfico de drogas na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (24), a Operação Anátema, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).
Esquema de lavagem de dinheiro
As investigações, iniciadas em 2023, identificaram um esquema estruturado de movimentação financeira ilícita. O grupo utilizava empresas de fachada e contas em nome de terceiros para ocultar recursos provenientes do tráfico de entorpecentes. De acordo com a polícia, a quadrilha possui conexões interestaduais e até internacionais, o que reforça a complexidade da operação.
Mandados cumpridos em quatro estados
Mais de 170 policiais civis participam da ação, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Durante as diligências, já foram apreendidas armas e quantias em dinheiro. O objetivo, segundo a Polícia Civil, é desarticular completamente a organização criminosa.
Força-tarefa integrada
A Operação Anátema conta com a participação de diversos departamentos especializados da Polícia Civil, incluindo Deic, Denarc, Draco, Dip, Depom, Depin, Polinter e COPJ. Também integram a ação a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A operação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.
