MP-BA prende líder de organização criminosa de tráfico de animais silvestres
MP-BA prende em operação um dos maiores traficantes de animais silvestres do país, acusado de comandar esquema interestadual.
Operação Fauna Protegida desarticula esquema em Salvador e Mascote
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) prendeu nesta sexta-feira (5) um homem apontado como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. A ação ocorreu durante a deflagração da ‘Operação Fauna Protegida’, realizada em Salvador e no município de Mascote, no extremo sul do estado.
Segundo as investigações, ele liderava uma organização criminosa interestadual responsável pela comercialização ilegal de centenas e até milhares de animais, sobretudo aves como estevão, canário, chorão, papa-capim e trinca-ferro. Alguns espécimes chegavam a ser vendidos por até R$ 80 mil.
Estrutura do grupo criminoso
O esquema era dividido em quatro núcleos: captores e fornecedores, responsáveis pela caça e acondicionamento dos animais; transporte, que realizava o deslocamento em condições precárias; setor financeiro, encarregado de movimentar os recursos ilícitos; e os receptadores, em sua maioria em Salvador, que adquiriam os bichos tanto para revenda quanto para ostentação.
Com mais de 20 anos de atuação no tráfico, o homem já havia sido flagrado em outras ocasiões, chegando a ser apreendido com 1.575 pássaros e centenas de jabutis. No entanto, esta é a primeira vez que é preso por crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Mandados e apreensões
Além da prisão do líder, a operação cumpriu mandado contra um dos principais fornecedores da organização e quatro de busca e apreensão em endereços ligados a investigados. Em um dos locais, dezenas de galos foram encontrados em situação de maus-tratos, criados para rinhas ilegais.
Atuação integrada
A operação foi conduzida pelas Promotorias Regionais Ambientais de Ilhéus e Itabuna, em conjunto com o Gaeco, o Ceama do MP-BA, a Abrampa, o Ministério Público de Alagoas, além de unidades especializadas da Polícia Militar, como o CPME, BpChoque, CPE, Cippa, Coppa Porto Seguro e a 62ª CIPM.
Declarações das autoridades
“A operação deflagrada hoje é uma resposta contundente do estado para promover a proteção da nossa fauna, tão importante para a manutenção de um meio ambiente saudável. Agora, as investigações seguem para complementação das provas e a realização da denúncia criminal por crimes de tráfico e maus-tratos de animais, lavagem de dinheiro e associação criminosa”, declarou a promotora de Justiça de Meio Ambiente, Aline Salvador.
Para o promotor Luciano Loubet, presidente da Abrampa, a ação se insere no projeto nacional Libertas, voltado ao combate ao tráfico de animais silvestres por meio de capacitação de agentes, manuais e estratégias jurídicas.
O coordenador do Ceama do MP-BA, Augusto César Carvalho, ressaltou que os resultados refletem a articulação interinstitucional:
“O trabalho é fruto do compartilhamento de recursos técnicos, de inteligência e de pessoal de uma rede capitaneada pelo Ministério Público, coroando a atuação de excelência da Promotoria Regional Ambiental da Costa do Cacau, em Ilhéus”.
