sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MP investiga falhas em triagem de recém-nascidos em maternidades estaduais de Salvador

Ministério Público da Bahia apura deficiências na realização do “teste da orelhinha” e avaliação de frênulo lingual em bebês, cobrando melhorias nas maternidades sob gestão estadual.

MP apura falhas em triagem neonatal e avaliação de frênulo lingual em maternidades de Salvador

MP da Bahia investiga falhas na triagem neonatal em maternidades de Salvador e cobra medidas para garantir exames essenciais a recém-nascidos.

Procedimento administrativo busca corrigir deficiências nos serviços

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio da 8ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, instaurou um procedimento administrativo para investigar a implementação de políticas públicas de triagem auditiva neonatal universal e a avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos. A apuração tem como foco as maternidades públicas sob gestão estadual em Salvador.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Órgãos envolvidos e origem da investigação

O MPBA já realizou reuniões técnicas com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono) para discutir falhas e buscar soluções. A investigação teve início após denúncia feita por Ana Lucia Damasceno, que apontou problemas na execução dos exames conhecidos como “teste da orelhinha” e avaliação da “língua presa”.

Medidas propostas para melhoria

Entre as propostas discutidas estão a aquisição de novos equipamentos, capacitação de profissionais, reorganização dos fluxos de atendimento e realização de mutirões para reduzir a demanda reprimida. O promotor de Justiça Moacir Silva do Nascimento Júnior determinou a notificação do Estado, via Sesab, para que apresente, em até 10 dias úteis, informações sobre:

– Funcionamento e manutenção dos equipamentos;

– Número de exames realizados;

– Garantia da oferta dos testes todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados;

– Capacidade dos centros de diagnóstico e reabilitação;

– Tempo de espera para acompanhamento pós-triagem.

Próximos passos

A audiência inicialmente prevista foi cancelada e será remarcada após análise das informações solicitadas. O Estado da Bahia e o Município de Salvador foram incluídos como interessados no procedimento, cujo objetivo final é garantir que todos os recém-nascidos tenham acesso a exames capazes de identificar precocemente problemas de saúde e permitir tratamento imediato.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares