Estudo para concessão do Porto da Ford avança e BYD pode ser beneficiada; entenda
BahiaInveste avança nos estudos para concessão do Porto da Ford. BYD é uma das interessadas na operação do terminal. Saiba o que está em jogo.
BahiaInveste confirma que terminal de Candeias está em processo avançado de concessão e pode impulsionar indústria de renováveis na Bahia
O processo de concessão do terminal portuário Miguel de Oliveira, antigo Porto da Ford, localizado no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, avançou significativamente. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da BahiaInveste, Paulo Magalhães, durante entrevista ao programa De Cara Com o Líder, da Rádio Baiana FM.
Segundo ele, o projeto desperta o interesse de diversas empresas — entre elas, a gigante chinesa BYD, que já está instalada na antiga fábrica da Ford em Camaçari e pode se beneficiar diretamente da estrutura portuária.
BYD e outras empresas estão de olho no terminal
“A nossa ideia é que, terminada essa fase de estudo, a gente faça uma concessão. A BYD é uma das empresas interessadas na parceria com outras empresas. Ela não será autoridade portuária, mas será uma grande usuária do porto”, afirmou Magalhães.
Ainda de acordo com o presidente da BahiaInveste, o objetivo é realizar investimentos que transformem o terminal em um hub logístico para atender à crescente demanda da indústria ligada aos renováveis, como:
Equipamentos eólicos e solares
Veículos eletrificados
Combustíveis renováveis
Estrutura do Porto da Ford
O antigo Porto da Ford foi desativado em 2021, quando a montadora americana encerrou suas atividades no Brasil. Com 18,7 hectares, o terminal tem capacidade para movimentar até 6 mil veículos e operar com navios de até 200 metros de comprimento. Possui também rampas para o carregamento simultâneo de dez caminhões cegonha.
Obras e melhorias em andamento
Em novembro do ano passado, foram iniciadas obras de contenção ao redor da área do píer e da ponte de acesso. Além disso, estão previstas melhorias no acesso terrestre, com o objetivo de atrair mais empresas e tornar a concessão ainda mais atrativa para o setor privado.
Relevância estratégica para a Bahia
A utilização plena do terminal pela BYD pode reforçar a cadeia industrial na Bahia e consolidar o estado como um polo logístico para setores estratégicos da transição energética, como a mobilidade elétrica e os energéticos limpos.
A expectativa é que a concessão seja estruturada ainda em 2025, com a publicação de edital prevista após a conclusão dos estudos técnicos.
