sexta-feira, 5 dezembro 2025
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Ponte Salvador-Itaparica terá pedágio de R$ 50, valor semelhante ao ferry-boat

Prevista para ser entregue em 2031, a Ponte Salvador-Itaparica terá tarifa de pedágio de aproximadamente R$ 50 para carros pequenos, valor semelhante ao cobrado pelo ferry-boat. A travessia, porém, será mais rápida e incluirá todos os passageiros no preço.

Ponte Salvador-Itaparica terá tarifa de pedágio semelhante ao Ferry-Boat

Pedágio da Ponte Salvador-Itaparica será de R$ 50, com entrega prevista para 2031. Travessia promete ser mais rápida que ferry-boat.

Concessionária revela valor estimado de R$ 50 para carros pequenos

A tão aguardada Ponte Salvador-Itaparica, que conectará a capital baiana à Ilha de Itaparica, tem previsão de início das obras para 2026 e entrega em 2031. Em entrevista exclusiva ao *Jornal A TARDE*, o CEO da concessionária responsável pelo sistema viário, Cláudio Villas Boas, revelou que a tarifa de pedágio será em torno de R$ 50 para carros pequenos.

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Valor do pedágio foi definido com base na atual tarifa do ferry-boat

Segundo Villas Boas, o valor foi definido pelo governo da Bahia no edital com o objetivo de equiparar à atual tarifa do sistema de ferry-boat.

“Só para referência, um carro pequeno que cruza pelo ferry-boat paga em torno de R$ 50, incluindo o motorista. Cada passageiro adicional tem que pagar. No caso da concessão rodoviária, a tarifa de pedágio hoje seria aproximadamente R$ 50, só que está incluso todos os passageiros do carro”, explicou.

Travessia será mais rápida e econômica para os usuários

Além de manter um valor similar ao do sistema atual de travessia, a ponte oferecerá vantagens em tempo e praticidade.

“Você vai fazer uma travessia em 10 minutos”, destacou o CEO, reforçando o apelo econômico para os usuários do ferry-boat que migrarão para a ponte quando a obra estiver concluída.

PPP assinada prevê operação até 2060 com 29 anos de pedágio

O contrato da parceria público-privada (PPP) entre o governo da Bahia e a concessionária responsável — formada por duas grandes empresas chinesas — foi assinado em junho. O acordo prevê investimentos da empresa e direito de explorar o sistema por 35 anos, até 2060. Caso a ponte seja inaugurada em 2031, haverá 29 anos de arrecadação de pedágio pela concessionária.

Concessionária busca antecipar entrega da obra para iniciar arrecadação

Cláudio Villas Boas afirmou que há interesse da empresa em antecipar a entrega da obra.

“Porque só começamos a gerar receita com a cobrança do pedágio”, afirmou.

A antecipação dependerá de fatores como licenciamento, execução das etapas de construção e alinhamento com o cronograma do governo estadual.

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Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
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