sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eduardo Bolsonaro anuncia que abrirá mão do mandato e permanecerá nos EUA

Deputado federal licenciado afirma que não voltará ao Brasil enquanto Alexandre de Moraes tiver poder para prendê-lo e diz estar se sacrificando "pela liberdade".

Eduardo Bolsonaro diz que renunciará ao mandato e continuará nos EUA

Eduardo Bolsonaro anuncia que abrirá mão do mandato de deputado federal e continuará nos Estados Unidos. Parlamentar diz temer prisão por parte do STF e critica Alexandre de Moraes.

Deputado alega perseguição por parte do STF e afirma que decisão é “sacrifício pela liberdade”

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta segunda-feira (14) que não retornará ao Brasil por temer ser preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista à Coluna do Estadão, o parlamentar afirmou que abrirá mão do mandato caso sua licença expire, reafirmando que continuará nos Estados Unidos.

“Por ora eu não volto. A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender. Eu tô me sacrificando para levar adiante a esperança de liberdade”, disse Eduardo.

Renúncia ao mandato e críticas ao STF

Ao ser questionado sobre o fim do prazo de sua licença na Câmara, o parlamentar afirmou que está em conversas com assessores e, se necessário, abrirá mão do cargo.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

“Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o trabalho que eu poderia fazer no Brasil”, afirmou.

Eduardo Bolsonaro criticou a atuação de Alexandre de Moraes e alegou que o ministro estaria usando seu poder para restringir liberdades e perseguir adversários políticos. Segundo ele, o processo que culminaria na sua prisão segue o mesmo padrão de ações anteriores, como a apreensão de passaportes.

Possível extradição e relação com o pai

O deputado declarou ainda que não comunicou a decisão ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e desafiou Moraes a condená-lo à revelia e solicitar extradição aos Estados Unidos.

“Eu não vou, sem ter cometido crime nenhum, forçar minha esposa e meus familiares a me visitarem numa cadeia injusta. Se o Alexandre de Moraes quiser, eu desafio ele a me condenar à revelia e mandar o pedido de extradição”, disse.

Eventos e apoio nos Estados Unidos

Mesmo longe do país, Eduardo afirmou manter apoio de comunidades brasileiras nos EUA. Ele mencionou um evento recente na Califórnia com a presença de pastores e anunciou um novo encontro para o dia 26 de julho em Miami.

“Estou ganhando seguidor a todo momento. Apoio popular. Temos a esperança de que surja uma esperança de dentro do Brasil”, disse o parlamentar.

Críticas à soberania brasileira e apoio a Trump

Ao ser questionado sobre a soberania do Brasil, Eduardo Bolsonaro disse que um país sem Judiciário decente não possui soberania e comparou o Brasil à Venezuela e Cuba.

“O que ocorre na verdade é uma interferência anterior no devido processo legal, é colocar o Judiciário a serviço da política”, afirmou, defendendo o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, por “tentar corrigir isso”.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares