domingo, 14 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Operação da PF combate fraudes no auxílio-maternidade rural em Juazeiro e Sobradinho

Escritórios de advocacia são alvos da operação Raízes, da Polícia Federal, que apura esquema de arrendamento falso para obtenção irregular de benefícios previdenciários.

Polícia Federal investiga esquema de fraudes no auxílio-maternidade rural na Bahia

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no auxílio-maternidade rural em Juazeiro e Sobradinho. Escritórios de advocacia são investigados por uso de arrendamentos falsos para burlar a Justiça.

Operação Raízes cumpre mandados em Juazeiro e Sobradinho contra escritórios de advocacia

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (30) a Operação Raízes, com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios previdenciários, especialmente no auxílio-maternidade rural. Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Juazeiro e Sobradinho, localizados no Sertão do São Francisco, na Bahia.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com base em investigações que apontam a existência de um esquema criminoso estruturado para burlar os critérios legais de concessão dos benefícios.

Escritórios de advocacia são alvos principais

De acordo com a PF, dois escritórios de advocacia estão entre os principais alvos da operação. Eles são suspeitos de elaborar contratos de arrendamento fraudulentos de glebas rurais — uma estratégia usada para simular vínculos de trabalhadoras com atividades agrícolas. O objetivo seria justificar, de forma indevida, o acesso ao auxílio-maternidade pago pela Previdência Social.

Segundo os investigadores, os documentos eram utilizados para ingressar com ações judiciais na Justiça Federal, com o intuito de obter decisões favoráveis à liberação dos benefícios, mesmo sem que as requerentes tivessem o exercício real de atividade rural.

Prejuízos à Previdência e novas fases previstas

A operação apura o prejuízo aos cofres públicos, estimado inicialmente em centenas de milhares de reais. A PF não descarta a existência de uma rede mais ampla de pessoas envolvidas no esquema, incluindo servidores públicos e beneficiárias que teriam participado da fraude de forma consciente.

A expectativa é que, a partir da análise do material apreendido nos escritórios, novas fases da operação sejam deflagradas, com pedidos de indiciamento, bloqueio de bens e responsabilização dos envolvidos.

A Operação Raízes reforça o compromisso da Polícia Federal com o combate a fraudes contra o sistema previdenciário, protegendo os recursos públicos e garantindo que os benefícios sociais cheguem a quem realmente tem direito.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares