Plataforma X (antigo Twitter) é desbloqueada no Brasil após decisão do STF
O X, anteriormente conhecido como Twitter, voltou a operar no Brasil nesta terça-feira, 8, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o desbloqueio da plataforma. A liberação ocorreu após a empresa cumprir as exigências legais, incluindo o pagamento das multas e a indicação de um representante legal no país.
Fim do bloqueio e retorno gradativo
O acesso à plataforma foi normalizado de forma gradativa, após um bloqueio que durou cerca de 40 dias. Os usuários relataram que conseguiram utilizar o X normalmente ao longo do dia. A decisão de Alexandre de Moraes foi tomada após a empresa ter fechado seu escritório no Brasil e não ter mais um representante legal, o que é uma exigência para que qualquer empresa estrangeira possa operar no país.
Entenda o motivo do bloqueio
O bloqueio do X foi determinado em 30 de setembro, após a empresa não cumprir a legislação brasileira que exige a presença de um representante legal no território nacional. Além disso, multas foram aplicadas à empresa, que, após o cumprimento dessas obrigações, conseguiu a liberação da plataforma.