Igreja Católica pode ter nova santa nascida em Salvador: Madre Vitória da Encarnação
Nesta quinta-feira, 25, Salvador pode dar um passo importante para ganhar uma nova santa. A Serva de Deus Vitória da Encarnação será oficializada como beata após a conclusão da fase arquidiocesana de seu processo de canonização. A cerimônia, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, acontecerá no Convento do Desterro, onde a religiosa viveu e faleceu.
Encaminhamento ao Vaticano
Após a cerimônia, a documentação levantada durante essa fase será enviada ao Vaticano, para análise pelo Dicastério para a Causa dos Santos. O Tribunal responsável pela causa de Madre Vitória é composto por frei Jociel Gomes, cônego Alberto Montealegre, padre Laudimar Oliveira da Silva, e os notários Dom Sebastião Rolim e Irmã Violeta.
História de fé e devoção
Madre Vitória da Encarnação, nascida em 1661, dedicou sua vida à caridade e oração. Ela entrou para o convento após uma profunda experiência de conversão e passou a ser conhecida por suas virtudes, como a humildade e o desapego, além de dons místicos. Faleceu em 1715, cercada de fama de santidade. Desde então, inúmeros relatos de milagres e graças atribuídas à sua intercessão têm sido registrados.
Processo de beatificação
Em 2019, a Congregação para a Causa dos Santos emitiu o decreto “Nihil Obstat”, autorizando a abertura do processo de beatificação de Madre Vitória. A fase arquidiocesana será encerrada nesta quinta-feira, seguida de uma missa presidida por Dom Sergio da Rocha.