Robério Oliveira consta em “lista suja” enviada ao TRE
Assim como a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), está na lista de políticos com contas rejeitadas que o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) nesta segunda-feira (5).
Contexto da inclusão na lista
Marido e mulher são filiados ao PSD e tentam voltar ao comando de duas cidades importantes que já governaram no sul da Bahia: Claudia em Porto Seguro e Robério em Eunápolis. Mas foi justamente o saldo dessas gestões que os colocou na lista inglória da Corte de Contas. Segundo o TCM, a inclusão dos nomes na lista enviada ao TRE não significa que os citados estão inelegíveis, uma vez que essa decisão caberá à Justiça Eleitoral.
Situação judicial de Robério Oliveira
Robério já enfrentava, antes mesmo da menção do TCM, um impasse judicial para reverter uma decisão que suspendeu seus direitos políticos. Até a última terça (30), a certidão emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral atestava que Robério segue inelegível. Ele já governou Eunápolis por três períodos e disputa as eleições deste ano contra a reeleição da prefeita Cordélia (União Brasil) e Neto Guerrieri (Avante), que já foi seu aliado um dia e também está hoje na “lista suja” do TCM.
Implicações para as eleições
A inclusão dos nomes na lista do TCM adiciona mais um obstáculo para as campanhas de Robério e Cláudia Oliveira. Embora a decisão final sobre a inelegibilidade caiba à Justiça Eleitoral, a presença na lista pode afetar a percepção dos eleitores e influenciar os resultados das eleições em Porto Seguro e Eunápolis.