Surpresas em disputa para Câmara de Salvador
Com o período de convenções chegando ao fim nesta segunda-feira (5), o Bahia Notícias segue analisando as listas de candidatos a vereador que foram homologadas pelos partidos para a disputa em Salvador. Integrando o arco de alianças do prefeito Bruno Reis (União) – que busca a reeleição -, o PDT fortaleceu sua chapa proporcional com nomes que já ocupam uma cadeira no Legislativo e velhos conhecidos do eleitoral da capital baiana.
Vereadores em mandato
Entre os vereadores de mandato que buscam a reeleição, o partido possui três nomes: Anderson Ninho, Débora Santana (ex-Avante) e Roberta Caires (eleita em 2020 pelo Patriota e ex-PP). Os três estão em sua primeira passagem na Câmara de Salvador e buscam renovar seus mandatos. Anderson Ninho foi eleito em 2020 com 5.289 votos, Débora Santana com 7.586 votos e Roberta Caires com 7.090 votos.
Débora Santana
Filha do ex-deputado Carlos Ubaldino, Débora Santana é enfermeira e possui parte de sua base eleitoral na igreja evangélica, defendendo a bandeira da saúde.
Roberta Caires
Roberta Caires nasceu em Belo Horizonte (MG) e possui ligação com Porto Seguro. Na capital baiana, atuou como diretora da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).
Novos nomes com potencial
Além dos já citados, nos bastidores dois nomes despontam como possíveis surpresas para o pleito pelo PDT:
Omar Gordilho
Conhecido como “Omarzinho”, ele já atuou na prefeitura de Salvador como presidente da Limpurb e secretário de Ordem Pública (Semop). Ele contou com 4.119 votos na última eleição, ficando na segunda suplência do PDT. Para este pleito, conta com o apoio do deputado federal Félix Mendonça Jr e da vice-prefeita Ana Paula Matos.
Zilton Netto
Ligado ao deputado federal Leo Prates (PDT), de quem foi assessor e chefe de gabinete na Câmara de Vereadores, Zilton já foi diretor de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) e prefeito-bairro Barra/Pituba. Esta será sua primeira disputa eleitoral, com apoio direto de Leo Prates.
Veteranos em busca de retorno
Entre os nomes conhecidos do eleitorado, o PDT vai para a disputa com três quadros que já ocuparam uma cadeira na Câmara de Salvador:
Leo Kret
Eleita em 2008 com 12.860 votos, sendo a primeira vereadora transexual do Legislativo soteropolitano. Desde então, tem disputado eleições alternando entre Salvador e candidaturas para deputada estadual e federal.
Odiosvaldo Vigas
Com 20 anos de disputas na capital baiana, foi eleito pela primeira vez em 1992 e acumulou sete mandatos consecutivos. Em 2020, ficou na suplência.
Sérgio Nogueira
Assumiu uma cadeira na Câmara de Salvador em 2019 como suplente de Tiago Correia (PSDB). Disputou pleitos entre 2004 e 2020 para vereador na capital e tentou uma vaga na AL-BA em 2022, ficando sempre na suplência.
Lideranças jovens
Ana Rosa Mendes, presidente municipal da Juventude do PDT, também é destaque. Ela já foi assessora técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador.