Praia baiana mais bem avaliada está em Salvador
Um levantamento feito pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas colocou quatro praias da Bahia entre as 20 melhores do mundo. Entre as 10 mais bem avaliadas está a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, que faz parte de Salvador. No ranking das 20 primeiras estão também a Praia do Forte, em Mata de São João; Morro de São Paulo, em Cairu; e Costa do Sauípe.
Destaques no estudo
O estudo apresentou um relatório que avalia 126 locais no litoral de vários países, incluindo Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela. O objetivo é permitir que os turistas comparem a qualidade das praias e ajudar os planejadores e administradores a fazerem melhorias.
Importância do ranking
O Ranking das Melhores Praias faz parte da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, lançada em 2021. Esta iniciativa é um apelo à ação coletiva para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.
Metodologia utilizada
A “Estrutura de Priorização de Praias” é uma metodologia composta por indicadores que reconhecem as funções e os serviços do ecossistema. Esses indicadores são medidos por meio de um esquema de pontuação que permite comparações diretas, oferecendo uma visão global e abordando as principais lacunas de gerenciamento dos lugares.
Bandeira Azul
Entre as top brasileiras, quatro praias conquistaram a premiação “Bandeira Azul” neste ano, sendo reconhecidas mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões.
Na temporada passada, 42 locais no Brasil receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. Para a temporada de verão 2024/2025, esse número deve aumentar significativamente, com a indicação de 38 praias e 11 marinas.
Critérios de avaliação
Ao todo, são 38 critérios avaliados pelo júri, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento desses critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).